Judô

A filosofia do judô utilizada nas aulas pode proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem a importância do esporte como prevenção e afastamento de atos de violência, dando importância e relevância ás atividades de lazer e competições.

O judô é uma arte marcial nobre e refinada, devido ao seu contexto sócio-histórico e a sua filosofia de vida que se baseia em três aspectos básicos:

• máxima eficiência com o mínimo esforço (direcionamento da energia para fazer só o que é útil á sociedade).
  • ceder para vencer (principio da não resistência e flexibilidade em seus atos).
  • prosperidade e benefícios mútuos (ajuda ao próximo).
É um esporte considerado completo, pois trabalha a formação do caráter e a interação do corpo e da mente, e quando trabalhado de forma lúdico-educativa favorece bastante a criança no desenvolvimento e no aprendizado do seu repertório motor.

Frente aos inúmeros benefícios que o judô traz aos seus praticantes, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), afirma que o judô é de suma importância no processo de formação educacional que compreende a fase desde a infância até os quatorze anos de idade, pois ele permite mediante o jogo e a diversão, conjugar fatores essências para o desenvolvimento do indivíduo e é por isso que o judô é tão recomendado por médicos, psicólogos e educadores.

Por não ter nenhum foco religioso, o judô se enquadra facilmente a qualquer tipo de ensino religioso que a pessoa venha a seguir.

Objetivos gerais: usar o judô como estratégia de superação das manifestações de violência, transformar seu comportamento, resgatar valores de conduta e ética, trabalhar regras esportivas, disciplinares e conscientizar da importância da atividade física.

Objetivos específicos: conhecimento da filosofia, das faixas do judô e de gestos técnicos, como: cumprimento (hei-ho), pegadas (kumi-katas), shintais (movimentações), ukemis (quedas), técnicas de domínio de solo (ne-waza) e técnicas de golpes em pé (tachi-waza). Já o seu lado competitivo, que são as lutas, são passadas de forma prazerosa e divertida, como complemento daquilo que lhes foram passados, sem nenhuma conotação violenta.

Desenvolvimentos: os desenvolvimentos se darão por meio de aulas práticas e teóricas de forma pedagógica e por uma visão holística, adaptada aos moldes ocidentais, onde o lado disciplinador não é enfocado de maneira rígida e sim proporcionando o autoconhecimento e a auto-estima, onde o aluno será capaz de interagir de forma consciente consigo mesmo e com o grupo.

Luta e regras
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado. Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Proibições: No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas)
No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Federações e Confederações:
- As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô).
- No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.

Faça já sua matrícula, consulte os horários e valores.