Escolher uma boa Escola

O segredo para uma vida de sucessos!

Quando nos vermos diante da necessidade de escolher a escola para nossos filhos ou de ajudar alguém nesta tarefa, nunca pensamos que será neste espaço chamado "Escola" que tantos outros fundamentais serão propostos e introduzidos na vida do ser humano.

A identidade, vocação e atuação profissional, são reflexões que começam a ser trabalhadas pela primeira vez na escola, lá na educação infantil, e atravessam a vida da criança, do adolescente, do jovem e até, muitas vezes, do adulto, por todo o tempo em que ele estiver na condição do aluno, dentro de uma sala de aula.
Por este motivo é tão preocupante, necessária e dificil a escolha da escola.

Quantas vezes nos vemos preocupados com o seguinte pensamento: "Qual é a escola que desejo para meu filho?"
Questionar-se sobre "qual a melhor escola para o seu filho" é absolutamente necessário.

E o que pode ser uma escola de qualidade?
Na maioria das vezes esta nesta escolha, a chave para o sucesso do ser humano estudante e futuro profissional. É uma escolha que remete muitas vezes a números, questões estéticas, espaço físico, quantidade de alunos, distância e outros, porém muitos outros aspectos precisam também ser observados.
Foi-se o tempo em que a escola propunha e o aluno cumpria. Hoje a familia precisa encontrar uma escola na qual a sua maior escolha seja a grande parceria entre a formação de seus filhos.
É fundamental entender a proposta pedagógica, filosofia de trabalho e metodologia utilizada pelos educadores, ministrando novos conhecimentos, conduzindo sempre a novas descobertas, despertando o espírito crítico e criatividade.
A escola precisa ter limites claros e definidos.
Esta na hora de olhar de modo mais amplo a Escola que escolhemos, entendendo a sala de aula como todo espaço destinado ao estudo, à pesquisa e não somente observando a estética e também a ética - formação de hábitos e atitudes, a possibilidades e prática, para assim vislumbrar o processo de interação com a sociedade.

É preciso que nós, pais e educadores, entendamos definitivamente, que a Escola precisa ser um lugar prazeroso, onde o aluno aprende a aprender, gosta do que aprende e vê relação de tudo isto com a vida.

Fazendo uso das palavras do educador que mais pensou na Educação Brasileira, Paulo Freire: (...)"a ESCOLA, antes de ensinar a ler e a escrever, tem a missão de fornecer elementos para que a criança posso "LER  O MUNDO".
E "ler o mundo" é aprender, aprender, aprender, a fazer e aprender a ser - conviver!"